CSS

Quem Somos

Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, popularmente chamada de estigmatinos, é uma família religiosa de confrades (sacerdotes e não) de vida apostólica. 

O brasão, que se vê ao lado, significa sinteticamente nossa realidade e nosso espírito. As cinco estrelas na área azul (fé em Deus) representam os estigmas de Cristo, dos quais a Congregação toma o nome, enfatizando a doação total de Cristo pela humanidade.

Abaixo, existem dois lírios, que representam os Santos Esposos Maria e José, nossos Padroeiros.

A expressão em latim «Euntes docete», que Jesus dirigiu aos Apóstolos (“Ide e ensinai” - cf. Mt 28,19-20; Mc 16, 15), sintetiza o lema «Euntes, docete in diæcesi et in mundo», que São Gaspar repassou a seus filhos para que fossem “Missionários Apostólicos” na própria pátria e em todo o mundo, em estreita colaboração com os bispos..


100 anos Estigmatinos no Brasil

Roma, 16 de abril de 2010.
Festa dos Sagrados Estigmas

Caríssimos Confrades,

Quando na vida se encontra alguém que atingiu a veneranda idade de 100 anos, ele é admirado com simpatia e com afeto e também com certa curiosidade.
Parece-nos que grandíssimas sejam a experiência e a,sabedoria que aquele homem ou aquela mulher conseguiram acumular, com o correr do tempo e as lembranças que eles podem nos transmitir e mesmo se perdendo ao longo da história, acordam a nossa atenção.
Com esta simpatia, afeto e curiosidade queremos celebrar o Centenário da chegada de nossos confrades estigmatinos ao Brasil.
Revendo os documentos, as crônicas e as fotos, que temos, sentimos o coração se encher de emoções e de admiração, descobrindo no bojo dessa longa história, como guardados em um
precioso escrínio secreto, as aventuras, os sacrifícios, as alegrias e as dores do longo caminho apostólico deles.
Os primeiros estigmatinos viram da Europa e deixam para nós seus fulgurantes exemplos. Agora a realidade estigmatina felizmente está constituída por confrades brasileiros, chilenos e paraguaios. O Carisma dos Missionários Apostólicos ao longo do tempo fez penetrar sempre mais o sinal do óleo no sertão brasileiro. Nasceram as duas Províncias, a de Santa Cruz e a de São José: surgiu depois a Delegação Chilena e com ela está se consolidando a nossa presença no Paraguai. Devemos agradecer ao Senhor aos Santos Esposos e a São Gaspar por esta videira fecunda, que está produzindo seus copiosos frutos na vinha do Reino de Deus.
Concluindo-se estas celebrações centenárias, brotam-nos do coração não somente o agradecimento pelo que nossos antigos Padres realizaram, mas também a vontade e o desejo de todos nós hoje, todos juntos, sermos os continuadores dessa maravilhosa e providencial história da nossa família religiosa estigmatina em terra brasileira.

Com afeto em Bertoni,

Pe. Andrea Meschi, CSS
Superior Geral


Desejo saudar a todos os confrades estigmatinos, especialmente os da Província Santa Cruz e os da Província São José, que fizeram e continuam fazendo parte da história deste Centenário!
A presente Revista tem por finalidade registrar essa história dos cem anos da caminhada estigmatina no Brasil (1910 - 20 10), que teve início com a chegada dos três primeiros estigmatinos italianos: Padre Alexandre Grigolli, Padre Henrique Adami e Irmão Domingos Valzacchi. Eles fundaram a primeira Casa na cidade de Tibagi-PR, localidade e região de amplo campo missionário.
A partir daí, com a vinda de outros estigmatinos italianos, foram sendo assumidas novas Casas e obras que, fatos e fotos, aqui registrados, procuram destacar como sendo momentos significativos dessa presença, e justificar o trabalho árduo e firme desses pioneiros, que não mediram esforços, para fazer germinar o desejo de São Gaspar Bertoni, Fundador da Congregação Estigmatina: "Dispostos a ir a qualquer lugar, na diocese e no mundo': Ou, em outras palavras: "O grande coração do nosso Pai [Gaspar Bertoni], plasmado no de Cristo, desejava ardentemente a conquista do mundo inteiro, e o mundo inteiro quis que fosse o campo de ação apostólica dos seus filhos, os estigmatinos'
De fato, as duas Províncias estigmatinas brasileiras continuam vendo florescer, com a graça de Deus, novas vocações missionárias, que deverão, num futuro próximo, contribuir cada vez mais não somente a favor da Igreja no Brasil, mas também da Congregação no mundo todo, mediante: Missões Populares, com a criação de Paróquias permanentemente missionárias e catequéticas; o surgimento e crescimento da Juventude Estigmatina; organização da "Família Bertoniana" (FABER), através de Congressos, Encontros, reuniões formativas de leigos e leigas, engajados (as) na vivência de nosso Carisma estigmatino e de nossa Espiritualidade bertoniana.
Este Centenário torna-se, portanto, momento de afirmação e reafirmação de nossa estigmatinidade na linha do Carisma: "Missionários Apostólicos a serviço dos Bispos': para a edificação do Reino de Deus.
Graças a Deus, como Superior Provincial, da Província Santa Cruz, tenho a grande alegria de estar neste encargo exatamente no ano do Centenário e poder partilhar com todos os confrades, leigos e amigos estigmatinos, o júbilo e esperanças dessa caminhada estigmatina!
Seja-me permitido finalizar com o expressivo lema do Centenário "Do coração de São Gaspar Bertoni se acendeu uma luz para o Brasil"! Uma luz de fé, esperança e amor, que possa levar os estigmatinos, e todos os que fazem parte de nossa história, a um futuro repleto de novas e oportunas realizações!

Padre Aparecido Neres Santana, CSS
Superior Provincial da Província Santa Cruz.


Prezados Confrades, saudações em Cristo e Bertoni!
"Em tudo daí graças ao Senhor ..." ( 1 Tes. 5,18)

É com esse sentimento de gratidão que nos dirigimos a todos os confrades das Províncias Santa Cruz e São José, bem como a toda Congregação e aos amigos
e Leigos Estigmatinos para felicitá-los, através da Revista elaborada, para celebrar o Centenário da chegada dos primeiros Estigmatinos em terras brasileiras.
De fato, temos motivo de sobra para louvar e agradecer a Deus. Por isso, louvamos e agradecemos a Deus pela audácia, persistência e coragem dos primeiros Estigmatinos que aqui chegaram, vindos da longínqua VERONAITÁLIA. Louvamos também, por todos os outros que assumiram com brilhantismo, a continuidade dessa obra, a Congregação Estigmatina, que sob a inspiração do Espírito Santo, foi fundada por São Gaspar Bertoni, há 194 anos atrás.
Como diz o ditado: "recordar é viver", as duas Províncias brasileiras procuraram manter viva a memória deste acontecimento, celebrando com afinco, através de muitas atividades, encontros, missão,' retiros, todos voltados para o Centenário.
Iniciamos as comemorações do centenário, em setembro de 2009, com a realização do lo Encontro Interprovincial de Leigos/Leigas e Estudantes, ocorrido na cidade de Luziânia, Go. Em seguida, no fim de novembro e começo de dezembro, tivemos a graça de retornar à Cidade de Tibagi, PR, e naquela que foi a primeira Comunidade e Paróquia Estigmatina no Brasil - Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, reviver de perto, mesmo passados alguns anos, um pouco da experiência vivida há cem anos por Pe. Henrique Adami, Pe. Alexandre Grigolli e o Irmão Domingos Valzachi.
Com certeza, foi uma experiência ímpar, vivenciada por um grupo de missionários, formado por Padres, leigoslleigas, estudantes e religiosas, pois eles tiveram condições de estar nos lugares e comunidades, onde os primeiros estigmatinos estiveram, de fato eles atenderam o apelo do Carisma para ir a qualquer lugar do mundo e anunciar com firmeza, testemunhar com coragem a difusão do Carisma de São Gaspar Bertoni.
Somos eternamente gratos a Deus, citando o apostolo Paulo (l Tm 1,12), que deu força e coragem aos primeiros Estigmatinos, que deixaram seu País, atravessaram o Atlântico, e aqui chegando deram continuidade à obra iniciada por São Gaspar. Agradecemos também a todos os demais estigmatinos, que ao longo desses cem anos, continuaram e continuam levando em frente a missão estigmatina.
Parabéns para todos nós!

Padre Eriberto Xavier dos Santos, CSS
Superior Provincial da Província São José.

 

Melhor resolução 1024x768 - Copyright © 2015 Paróquia São Benedito - Centro - Campinas. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: MsJ Produções Artísticas